Nossa história


O Sistema UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB, é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, visando expandir e interiorizar a educação superior na modalidade a distância. Esse sistema não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos. 
O programa funciona com o apoio de pontos chamados Pólos de Apoio Presencial, espaços físicos mantidos pelos municípios que oferecem infra-estrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos. Em síntese é o “braço operacional” da Instituição de Ensino Superior na cidade do estudante ou mais próxima dele, onde acontecem os encontros presenciais, o acompanhamento e orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais.
Votorantim participou do Processo de Seleção de municípios para receber o programa e após o cumprimento de etapas, garantiu a implantação do pólo de apoio presencial que iniciou suas atividades no ano de 2008, em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
         O primeiro curso foi o de pós-graduação em Práticas de Letramento e Alfabetização, disponibilizado pela UFSJ, paralelamente ao curso de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela UFF.
         Logo em seguida foram formadas turmas para os cursos de aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Ambiental, também oferecidos pela UFSJ.
         A aula inaugural para o curso de Especialização em Genética aconteceu no dia 21/11/2009. Essa turma é formada por alunos de toda a região.
         O tão esperado curso de Educação Especial teve seu início em fevereiro de 2010 e em junho tivemos um Encontro presencial com a participação especial dos alunos da Creche “Maria Claro” que emocionou o público presente.
         Foi com muita satisfação que recebemos a notícia que o primeiro curso de graduação seria oferecido em nosso Polo e nos dias 12 e 13 de dezembro de 2009 acontecia o vestibular para o Curso de Administração Pública, marcando historicamente os acontecimentos de nossa cidade.
         A primeira turma de graduação viajou à São João Del Rei para participar da cerimônia de abertura do curso.
         O trote para os calouros foi a doação de latas de leite em pó para a Comissão Municipal de Assistência Social de Votorantim.
         A primeira turma a concluir o curso de pós-graduação apresentou o Trabalho de Conclusão de curso para professores da UFSJ, que vieram para formar a banca examinadora.
         Concluíram também os cursos de aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Ambiental com a apresentação de projetos pedagógicos mais cem alunos.
         Hoje, o Polo de Votorantim atende aproximadamente 460 alunos nos cursos de pós-graduação em Práticas de Letramento e Alfabetização, Educação Empreendedora, Mídias na Educação, Novas Tecnologias da Matemática, Genética, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde Pública e na graduação em Administração Pública e aguardando a aprovação de novos cursos numa ascendente significativa, engrandecendo a nossa cidade!